Trabalho realizado no Mangal das Garças vai representar o Pará e o Brasil em Angola

O espaço é referência de laboratório vivo para instituições de pesquisa interessadas na biodiversidade amazônica, titulado também um dos mais importantes da América Latina

Foto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000

O Pará e o Brasil serão representados em Angola, por meio de uma parceria entre o Centro de Ciência de Luanda e o Parque Zoobotânico Mangal das Garças. A instituição angolana demonstrou interesse no trabalho realizado na Reserva José Márcio Ayres, considerado um dos maiores borboletários públicos do país, que reúne também outras espécies de animais e plantas. Recentemente, o biólogo Basílio Guerreiro, responsável técnico pelo borboletário foi convidado a conhecer a instituição e também, para uma troca de conhecimentos.

Foto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000

Basílio viaja nesta sexta-feira, 23 para Luanda, e revela a expectativa de ambas as instituições na parceria. “O objetivo desse primeiro contato é fazer uma exposição sobre o trabalho que é realizado no borboletário do Mangal das Garças, além de uma sondagem no trabalho que vem sendo feito lá, no Centro de Ciências de Luanda. Então, inicialmente faremos esta troca de conhecimentos, para posteriormente articularmos a extensão dessa parceria no sentido de enviar pesquisadores do Brasil para Angola e vice versa”, conta o biólogo. 

A Reserva José Márcio Ayres (borboletário) é um dos espaços mais visitados do Parque Mangal das Garças, em Belém. A beleza e a diversidade da fauna e flora presentes no local, tornam o espaço referência de laboratório vivo para instituições de pesquisa interessadas na biodiversidade amazônica, titulado também um dos mais importantes da América Latina. 

Foto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000

A efetividade no trabalho realizado pelo núcleo técnico com a reprodução de borboletas chamou a atenção do Centro de Ciência de Luanda, que é um equipamento vinculado ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em fase final de preparação e implantação de um borboletário próprio. 

Serviço

Parque Zoobotânico Mangal das Garças – Entrada franca

Local: R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-160 

Horário de funcionamento:

Segunda- Feira: FECHADO

Terça a domingo: 8h às 18h. 

Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000

Deixe um comentário