Você está visualizando atualmente Novos pássaros chegam ao Mangal das Garças, após serem resgatados pela SEMMA de Salvaterra

Novos pássaros chegam ao Mangal das Garças, após serem resgatados pela SEMMA de Salvaterra

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças recebeu nesta semana a doação de seis aves da espécie caboclinhos. A doação foi foi feita através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Salvaterra. A polícia do local capturou um rapaz que estava transportando os pássaros em uma moto roubada.

“É muito comum a captura destes tipos de pássaro na mata em Salvaterra. Provavelmente, os pássaros apreendidos tinham sido pegos há pouco tempo do habitat natural”, constata Camilo González, veterinário do Mangal das Garças.

O veterinário acrescenta que os caboclinhos são aves interessantes, são uma das menores espécies de passarinhos. Eles costumam se alimentar de sementes e as dispersam pela natureza quando as expulsam do corpo, realizando um trabalho natural de plantação que contribui para a preservação da fauna local

“Esses animais são oriundos da família Thraupidae, que possui inúmeras espécies de caboclinhos. Apesar de serem muitos, a variação genética entre eles é muito pequena, o que torna difícil identificar as espécies pela aparência”, discorre o veterinário.

O veterinário diz que, normalmente, os pássaros machos e fêmeas possuem notáveis distinções estéticas, mas neste caso não. “Chegaram seis caboclinhos machos para nós. Só que um macho tinha umas cores brilhantes, e os outros cinco são de cores bem apagadas, o que faz com que pareçam a fêmea da mesma espécie”, constata Camilo.

Essas variações, segundo González, demonstram a riqueza da biodiversidade desta espécie em nossa natureza, ressaltando a importância dos especialistas continuarem a estudar essa grande variedade. Atualmente as aves estão em quarentena, o que é uma prática comum no tratamento dentro do Parque. Quando estiverem liberadas irão compor a fauna da Reserva José Márcio Ayres, onde o público terá a oportunidade de admirar os pássaros mais de perto.


Programação diária no Mangal das Garças:
– Alimentação das Iguanas no caminho para o farol – 8h30
– Alimentação das Tartarugas e peixes no lago – 9h
– Passeio com a coruja Nairóbi: de terça a sexta, às 9h
– Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30.
– Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)
– Apresentação das aves do Viveiro das Aningas – 16h30
– Passeio da coruja Olívia – 17h


Por Gabriel Nascimento / Ascom OS Pará 2000

Deixe um comentário