You are currently viewing Conheça Nairóbi, a mais nova coruja-do-mato do Mangal das Garças

Conheça Nairóbi, a mais nova coruja-do-mato do Mangal das Garças

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças acolheu a Nairóbi, uma pequena e charmosa coruja-do-mato, que chegou no espaço há alguns meses. Após passar por um período de quarentena, Nairóbi foi introduzida neste mês de fevereiro, no Mangal das Garças e agora pode ser vista pelos frequentadores em um passeio com um técnico ambiental, que ocorre de terça a sexta, às 9h.

Nairóbi chegou no parque ainda filhote, resgatada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) após cair do ninho. A ave passou por diversos exames, fez tratamento para diminuição da fratura em um dos pés, que foi causada pelo acidente, e mesmo com todo o aparato e cuidado, não foi possível reajustar o osso fraturado da maneira correta. Em decorrência da falta de condição de ser liberada no habitat natural, a coruja foi mantida no Parque, sob os cuidados da equipe técnica.

“Por mais que a Nairóbi tenha esta pequena limitação física, é uma coruja que tem uma qualidade de vida muito boa, consegue voar, consegue ficar empoleirado com os dois pés. Ela tem uma deficiência, mas é algo muito pequeno que quase passa desapercebido”, diz Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal das Garças.

O biólogo acrescenta que o principal motivo pelo qual a coruja não pode ser reintegrada na natureza é pelo fato dela precisar das garras para fazer a captura da presa para se alimentar, uma vez que a ave não tem como caçar e fisgar outros animais, ela não teria como sobreviver. “A maioria das histórias destes animais tem uma certa similaridade. Eles são resgatados, em sua grande maioria, pelo BPA. Seja por acidentes, seja por maus-tratos. Buscamos fazer um trabalho de preservação e educação ambiental de excelência ao acolher estes animais, lhes dando a dignidade que merecem”, comenta.

Programação diária no Mangal das Garças:
– Alimentação das Iguanas no caminho para o farol – 8h30
– Alimentação das Tartarugas e peixes no lago – 9h
– Passeio com a coruja Nairóbi: de terça a sexta, às 9h
– Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30.
– Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)
– Apresentação das aves do Viveiro das Aningas – 16h30
– Passeio da coruja Olívia – 17h
Serviço:
Para entrada e permanência no local, é obrigatório usar máscara e apresentar, na entrada do espaço, a carteira de vacinação com as duas doses em dia e um documento com foto.
Texto: Gabriel Nascimento/Ascom Pará 2000

Deixe um comentário