Você está visualizando atualmente Mangal terá programação infantil gratuita neste domingo (7)

Mangal terá programação infantil gratuita neste domingo (7)

No próximo domingo (7), o Mangal das Garças terá programação infantil gratuita dentro do projeto de educação ambiental, com mais uma edição do Momento EcoZoo, que desta vez apresentará as curiosidades da ave Aracuã (Ortalis gutatta). Em seguida, haverá contação de histórias com John Rente, que utilizará fantoches e instrumentos musicais para narrar o conto “O príncipe feliz”, de Oscar Wilde. A programação terá início às 9h, no entorno do memorial amazônico da navegação. 

Você sabia que o aracuã possui esse nome por vocalizar um som parecido com a palavra ‘aracuã’? Essa e outras curiosidades sobre a ave serão apresentadas no próximo domingo, durante o momento ecoZoo, no Mangal das Garças. O projeto tem como objetivo incentivar nas crianças práticas de fomento à educação ambiental e cuidados com os animais e natureza. 

“O aracuã já era encontrado aqui no terreno que hoje em dia é o Mangal. É uma ave bastante comum no Pará, que muitas pessoas criam ilegalmente em casa. O nosso aracuã mais famoso foi carinhosamente batizado de carequinha”, conta Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal das Garças.

Guerreiro explica que a ave tem uma expectativa de vida de oito anos, podendo chegar até os dez, se criada em cativeiro. O animal se alimenta principalmente de frutas, brotos e sementes, sendo um bom dispensador de sementes, o que ajuda na recomposição das florestas, além de controlar as populações de pragas como gafanhotos e alguns besouros nocivos às plantas.

Seguindo a programação do domingo no Mangal, haverá a contação de história “O príncipe feliz”, de Oscar Wilde, a ser interpretada por John Rente. O conto é sobre uma uma andorinha que viaja em direção ao Norte, na busca de um lugar tropical para escapar do inverno intenso e decide repousar próximo a uma estátua localizada no centro da cidade, trata-se do príncipe feliz: uma história de compaixão e altruísmo.

“É um texto do Oscar Wilde, contista, romancista, dramaturgo e poeta, um autor que possui muita sensibilidade. É uma história cuja protagonista é uma andorinha que viaja para o Egito e que, cansada de tanto voar, ela descansa numa colina onde há a estátua de um príncipe”, comenta Jon Rente, contador de histórias. 

A programação gratuita é uma realização da Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal. Para entrada e permanência no Parque é obrigatório o uso de máscara. 

O Mangal das Garças funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita, e algumas atrações monitoradas no valor de R$ 5 cada ou R$15, sendo essas: Viveiro das Aningas, Museu Amazônico da Navegação, Farol e a reserva José Márcio Ayres (borboletário). O Parque fecha às segundas para manutenção.

Programação diária no Mangal das Garças:
– Alimentação das Iguanas no caminho para o farol – 8h30
– Alimentação das Tartarugas e peixes no lago – 9h00
– Passeio com a coruja Arya: de terça a sábado, às 9h00
– Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30.
– Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)
– Apresentação das aves do Viveiro das Aningas – 16h30
– Passeio da coruja Olívia – 17h

SERVIÇO
Momento EcoZoo & Teatrinho do Mangal 
Data: domingo, 7 de novembro de 2021
Hora: 9h00
Local: entorno do Memorial Amazônico da Navegação
Programação gratuita

Texto: Gabriel Nascimento/Ascom OS Pará 2000

Deixe um comentário